quarta-feira, 27 de maio de 2009

Budapeste

Fui assistir a estréia de Budapeste, obra literária de Chico Buarque que foi adaptada para o filme sob direção de Walter Carvalho. Eu não li o livro e portanto não posso fazer grandes críticas, mas no geral gostei do filme. É um filme que faz pensar e possui algumas cenas muito bonitas, outras nem tanto. Refiro-me à quantidade de cenas de sexo explícito. Isso me irrita um pouco em filmes ditos “alternativos”. Me parece que cenas de sexo esplícito são pré-requisito para o filme ser de fato considerado cult. Não por ser puritana, mas dificilmente me agrada ver esse tipo de cena. Uma coisa são corpos nus e o encontro desses para transmitir a beleza do amor, com tom poético ou mesmo a insinuação de que aquilo vá acontecer, outra coisa é mostrar closes de partes íntimas desnecessariamente e levar à uma cena que só transmite vulgaridade. Posso ficar aqui dando mil exemplos de filmes que assisti e senti um grande vazio sendo preenchido por esse tipo de cenas desnecessárias e até feias. Mas não é exatamente o caso de “Budapeste”. Acredito que o filme será alvo de muitas críticas e portanto, vale a pena assistir para ter sua própria opinião. Eu recomendo! E se não gostar, já vale o ingresso só por ver o Chico Buarque na telona!

6 comentários :

  1. Poxa, entendi perfeitamente o que vc quiz dizer... De fato isso parece que vem sendo um pré-requisito pro filme ser considerado cult e altern. Eu poderia repetir 100% das suas palavras, e essa tambem seria a minha opinião.
    Pessoal exagera, e acaba so explicitando a vulgaridade, passando do limite da sensualidade.
    Mas de fato fiquei curioso pra ver uma adaptaçao de uma obra do velho Chico. Ele aparece no filme??
    Shame on you Val, muito tempo sem post em =P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O Chico faz uma participação especial no filme sim.. É rápido, mas é uma gracinha! hahahhaha

    ResponderExcluir
  3. Pois é... e aí vem a velha história, defendida pelos que não sabem o que é o cinema brasileiro de que "filme nacional é só violência, palavrão e putaria".
    Tem alguns filmes que fazem questão de ser assim [sei lá... Casseta & Planeta, por exemplo], mas outros acabam sendo. Só que não podemos excluir, por causa desses, os bons filmes.
    Confesso que não li o livro [tenho vontade, afinal, Chico Buarque é SEMPRE Chico Buarque. e ler é uma das minhas vontades que não passam nunca! xD propagandinha de leve] nem vi o filme, mas já ouvi falar bastaaaante dele.
    Aceito a dica e volto depois pra dar o meu parecer.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Um filme com sexo em excesso pra forçar a barra até você dizer "Tá bom, eu desisto, é cult!!!"?!?!?!?!? "Nove Canções". FOGE DESSE, Vanessa!!! Se propõe a ser interessante, porque intercala as ditas cenas (não-simuladas) com apresentações (igualmente não-simuladas) de bandas interessantes, como Franz Ferdinand e Dandy Warhols, mas o todo é gratuito...

    E essa versão de "just Can't Get Enough" é muito boa! Nouvelle Vague é quase sempre bom...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ui, foda o Chico participa \o/

    "Nove Canções". FOGE DESSE, Vanessa!!![2]
    Bom conselho hehehehe ;-)

    ResponderExcluir
  6. HHAHAAH EU VI NOVE CANÇÕES E FOI O PIOR FILME DA MINHA VIDA!

    ResponderExcluir