sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Protesto!

Me inspirando nos protestos da Carol de alguns dias atrás, resolvi também protestar no dia de hoje! Isso com uma super ajuda do Orlando, que escreveria justamente sobre isso se tivesse um blog.

Eu protesto contra todos os brasileiros que não valorizam a história do país e sua cultura. Saber que existe jovens que não gostam de samba ou de bossa nova, que não conhecem a literatura brasileira, não suportam o cinema nacional e desvalorizam de maneira geral a nossa cultura me irrita! Vai dizer que você nunca topou com uma criatura dessas? Não é tão difícil assim, aliás, existem um montão dessas. Como já cantavam meus queridos baianos: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou é doente do pé.” Eu protesto contra a americanização dos jovens que acham que tudo que vem da nossa terrinha brasileira é ruim e que conhecem Nova York e Paris na palma da mão enquanto sequer planejam conhecer sua própria cidade e viajar pelos inúmeros cenários maravilhosos do Brasil.

Não negue suas raízes! Vai ficar aí se lambuzando comendo Mc Donald´s ou prefere vir comigo comer uma feijoada, tapioca, ouvir Chico Buarque, Novos Baianos, Jorge Ben, Roberta Sá, fazer trilhas na Bahia e Ilha Grande, ler Drummond, ir ao Maracanã, Lapa, curtir o verão nas praias cariocas e um churrasco com muita cerveja e picanha?

5 comentários :

  1. Ótimo, já que você está assim acho que deveria passear amanhã no Jardim Botânico.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza viva a nossa cultura e todas as outras culturas. Diversidade cultural é diferente de imperialismo cultural!!!
    Porém, não quer dizer que tudo que venha daqui seja maravilhoso. Falar mal do cinema americano e assistir os filmes do Daniel Filho acaba sendo um tanto quanto redundante! Infelizmente muito da nossa cultura está perdendo espaço.

    ResponderExcluir
  3. poxa Val, ontem eu entrei aqui e sei la como fui cair num post sobre Fidel la do ano passado, achando que era novo.

    como disse lá, que bom q vc voltou a blogar.

    Sobre o "Protesto"" veja bem, é culpa no nosso analfabetismo cultural...se tem algo q presta no Brasil e a cultura..porra tem Caetano e vai ouvir 50 Cent?

    fala mal do cinema brasileiro e vê essas babaquices de iron Man e etc...

    so acho que o Jorge Ben é um saco...nao consigo gostar

    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom... eu não sou dos mais orgulhosos de ser brasileiro. Particularmente, posso ao menos dizer que não gosto de algumas coisas, mas conheço bem a cultura brasileira e tudo que é fabricado aqui.

    Mas concordo quando você diz sobre essa onda na juventude atual, que acha tudo que é originado aqui não presta, sendo que quase na totalidade nem conhecem realmente. Tem uma opinião pré-estabelecida e não fundamentada, de que nacional é um lixo e o que vem de fora é maravilhoso. Isso é deprimente.

    Bjos! ;*

    ResponderExcluir
  5. isso me lembrou um video do suassuna:

    http://br.youtube.com/watch?v=vTBn7lWCaFs

    "No séc 19, a elite brasileira queria ser francesa. Eu tinha uma tia avó, a velhinha mais reacionária que eu já ouvi falar na minha vida. Ela tinha ódio de Pedro Álvares Cabral, ela trincava o dente quando falava dele. Ela dizia 'Aquele amaldiçoado! Se não fosse ele, eu teria nascido na Europa.' Pois essa é uma posição que infelizmente continua. Só mudou porque a gente queria ser francês no séc. 19, e atualmente a gente quer ser caricatamente, grotescamente americano."

    ResponderExcluir